Afinal, o que é esse farol de milha de motos?

Essa peça é um complemento na maioria das motos, considerada como um auxílio para que o motociclista tenha uma visão mais clara sobre o que está na frente dele. Apesar de ter uma proposta importante, ele não é uma peça para ser usada cotidianamente, quão menos substitui a lanterna dianteira. Ele é a “peça-chave” para ajudar a ter uma visão mais clara durante a noite ou em cenários de baixa visibilidade, trazendo mais segurança no momento da pilotagem.

Diferente de muitos outros faróis, esse especificamente é de uma luz centralizada, não sendo expandida. Além disso, o seu uso não é obrigatório, mas sim opcional, podendo agregar uma experiência ainda melhor na sua moto.

Qual o melhor farol de milha para moto?

Existem vários tipos de lâmpadas que você pode encontrar, mas aqui iremos explicar sobre as três mais comuns, que são as de xênon, halógenas e cool blue:

Com cores de luz branca e amareladas, as lâmpadas halógenas são as mais tradicionais e conhecidas pelo seu excelente custo-benefício comparada as outras duas. Mas fica o aviso: justamente pelas suas cores de luz é natural que se exija mais atenção na pilotagem ou nos veículos que estiverem vindo de encontro em caminho oposto por causar cansaço na visão.

Conhecida como a “super branco”, a cool blue é uma versão secundária da xênon pela sua luz potente. Ela é um tipo de lâmpada ótimo por omitir mais brilho que a lâmpada halógenas. Além disso, sua luz é das cores branco e azulado, e também causam menos impacto na visão de motoristas por conta disso.

A terceira lâmpada é a xênon, que comparada com as duas últimas lâmpadas tem muito maior potência de distância e pode auxiliar o motociclista no momento de atenção com possíveis atritos. Além disso, essa lâmpada só pode ser usada em veículos que já tenham o seu processo vindo de fábrica, tornando-as mais caras.

Tudo o que você precisa saber sobre farol de milhas
Tudo o que você precisa saber sobre farol de milhas

O farol de milha para moto é permitido em 2022?

Quando se fala em faróis de milhas para motos, temos inúmeras dúvidas e afinal, isso é muito comum. Aqui, vamos te ajudar a entender de uma vez por todas que de forma geral não existe ilegalidade para a instalação de farol de milha em moto. Para ficar mais fácil de entender, buscamos compreender o que diz a lei: na resolução de número14/1998 do Conselho Nacional de Trânsito, os faróis de milha assim como os de neblina são considerados itens opcionais, e consequentemente estão isentos de aplicação de multa.  

Entretanto, é indispensável que se você deseja fazer a alteração na sua moto e adicionar os faróis de milha, siga essas dicas:

  • Com o seu mecânico de confiança, faça um levantamento da possibilidade de instalar esse acessório na sua moto;
  • Agora, é indispensável analisar se vale a pena financeiramente esse processo. 

Se você deseja instalar o farol de milha na moto mesmo assim, é só fazer esse outro procedimento:

  • É crucial para que você não seja surpreendido negativamente, realize essa alteração com uma observação no documento da sua moto.
  • Apresente a nota fiscal e as lâmpadas para dar entrada ao processo;
  • Realize essa manutenção em uma oficina credenciada pelo Inmetro;
  • Efetue o pagamento da taxa ao Detran à respeito dessa atualização;
  • Agora é só aguardar para que essa informação seja atualizada e incluída no CRV e CRLV.

Dica do Outlet:

Atenção para não se surpreender com as multas, hein! Afinal, para os faróis como os principais dianteiros, faroletes, lanternas traseiras, de freio, as setas indicadoras da direita e esquerda são passíveis de multa. Ou seja, utilizar farol de milha em vias iluminadas é proibido é considerada uma infração leve e com penalidade de multa. Atualmente o valor da multa é de R$127,69 reais e mais 5 pontos na CNH. Vale ressaltar que essa penalidade se aplica ao farol alto.

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.