Para todo agricultor, é fundamental aumentar a produtividade da plantação. Mas, sabemos que isso não é fácil, e isso se deve, em grande parte, às mudanças climáticas que podem impactar a época da colheita.

Se você está interessado em aprender como maximizar o crescimento dos seus cultivos, convidamos você a ler o nosso artigo sobre o assunto.

Nele, vamos destacar algumas técnicas que podem ser úteis para atingir esse objetivo.

Dicas para impulsionar o crescimento dos frutos em sua plantação

Quando queremos impulsionar o crescimento dos frutos em uma plantação, é fundamental ter em mente que alguns cuidados são cruciais para garantir uma safra bem-sucedida.

Um exemplo disso são os morangos, que demoram aproximadamente 60 dias para germinar e necessitam de atenção especial.

Se você quer descobrir como aumentar a produção de frutos e manter suas plantas saudáveis, continue lendo! Abaixo estão algumas dicas que vão te ajudar no desenvolvimento dos frutos em sua plantação:

1. Adube corretamente

Os morangos se dão muito bem com adubos que contêm nitrogênio, fósforo e potássio.

O nitrogênio é vital para o crescimento das folhas, o fósforo contribui para raízes robustas e uma floração saudável, e o potássio é essencial para ter frutos saborosos e em boa quantidade.

Recomenda-se aplicar de 100 a 200 gramas de adubo por metro quadrado de solo, dividindo essa quantidade em duas ou três aplicações durante o período em que a planta está crescendo.

2. Controle pragas e doenças

Garantir um controle eficaz de pragas e doenças é crucial. Na plantação de morangos, por exemplo, o uso de herbicidas seletivos, como o Florone, pode ajudar no controle de plantas indesejadas, conhecidas como ervas daninhas.

No entanto, é indispensável seguir à risca as recomendações do fabricante e adotar boas práticas agrícolas ao utilizar qualquer produto químico.

O Florone, por exemplo, tem a capacidade de inibir o crescimento vegetativo, promover o florescimento, estimular o desenvolvimento dos frutos, aumentando seu tamanho e peso, e retardar a maturação dos morangos.

Aqui vai uma sugestão de aplicação foliar para uma quantidade de água de 100 litros. Você vai precisar dos seguintes produtos:

  • 200 ml de Kelik Cálcio;
  • 50 gramas de Kelkat Boro;
  • 50 gramas de Zinco EDTA;
  • 5 gramas de Cobre EDTA;
  • 30 gramas de Ferro EDTA;
  • 30 ml de Florone.

Lembre-se: aplique a mistura a cada 10 dias. Também é essencial ficar de olho na adubação, especialmente na quantidade de potássio e na relação nitrogênio:potássio, que deve ser no mínimo 1:2.

Manter esse equilíbrio é fundamental para o sucesso da colheita!

3. Regue adequadamente

A rega essencial para o crescimento saudável dos frutos. Portanto, é vital garantir que as plantas recebam água em quantidade adequada, evitando, no entanto, encharcar o solo.

A frequência e a quantidade de água necessárias podem variar conforme o clima e o tipo de solo. A ideia é manter o solo úmido na medida certa, sem deixar ele encharcado.

4. Escolha o local adequado para o plantio

Os morangueiros são um pouco sensíveis e precisam ser plantados em um local apropriado.

Se você quer um ambiente controlado para o crescimento da sua plantação e protegê-las de problemas com o tempo e pragas, as estufas são uma excelente opção.

Porém, o sucesso do cultivo em estufas depende de vários fatores, como a qualidade do solo, a quantidade de água e luz solar disponível, e até mesmo a escolha da variedade da planta.

Bem, e qual o melhor plástico para estufa nesse caso? Isso vai depender de alguns fatores.

Primeiro, dê uma olhada no clima da sua área. Se você lida com temperaturas extremas, como calor intenso ou frio congelante, é uma boa ideia escolher um plástico que seja durável e tenha um bom isolamento térmico.

Isso ajuda a manter a temperatura dentro da estufa estável e protege suas plantas de oscilações climáticas bruscas.

Outra coisa a levar em consideração é a resistência aos raios ultravioleta (UV). Muita exposição ao sol pode deixar o plástico amarelado e menos transparente. Isso não é bom para as plantas.

A espessura do plástico também é importante. Quanto mais espesso, maior será a sua resistência mecânica, especialmente se você mora em uma região com ventos fortes ou com a possibilidade de queda de objetos sobre a estufa.

A quantidade de luz que passa pelo plástico também é crucial.

O plástico da sua estufa precisa permitir que a luz solar chegue bem às plantas, para que elas possam realizar a fotossíntese direito.

Existem plásticos difusores, que espalham a luz de maneira mais uniforme. Portanto, não é só uma questão de “um tamanho serve para todos” – você precisa escolher o plástico certo para o seu caso.

Conclusão

Seguindo essas dicas, você pode garantir uma colheita farta e de alta qualidade.

É importante lembrar de fornecer os nutrientes certos às plantas, como fertilizantes e compostos orgânicos.

Certifique-se também de manter uma irrigação adequada e criar um ambiente que promova o crescimento saudável das frutas.

Além disso, é essencial monitorar e controlar quaisquer pragas e doenças que possam prejudicar a sua produção.

Ao adotar essas medidas, você estará otimizando o potencial da sua plantação e ainda desfrutará de morangos deliciosos e muito nutritivos.

Leia também: Agricultura inteligente

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.