Insights Edição Nº 31

Oscars 2026: Previsões e Expectativas

As estrelas de Hollywood se preparam para a cerimônia do Oscar que acontece no domingo, em um ano animado para a corrida pelas estatuetas, com várias categorias sem um favorito definido.

O thriller político One Battle After Another é o favorito para vencer como melhor filme, mas enfrenta competição acirrada do horror de vampiros Sinners, que tem um recorde de 16 indicações.

A estrela irlandesa Jessie Buckley é considerada a grande favorita para ganhar o prêmio de melhor atriz por sua atuação em Hamnet.

No entanto, as outras disputas de atuação estão mais acirradas, com nomes como Michael B. Jordan, Timothée Chalamet, Amy Madigan, Wunmi Mosaku e Sean Penn todos na disputa.

A cerimônia do Oscar será transmitida pela ITV no Reino Unido, com a cobertura do tapete vermelho começando às 22h15 GMT, antes do início da cerimônia às 23h GMT.

O horário incomumente inicial se deve a uma combinação de fatores: a cerimônia está uma hora mais cedo do que costumava ser e os relógios já mudaram nos EUA, mas não no Reino Unido.

Para o público dos Estados Unidos, a cerimônia começa às 16h PT / 19h ET e pode ser assistida na ABC e transmitida via Hulu.

Conan O’Brien retorna aos deveres de apresentador este ano, após uma performance vibrante em 2025, onde realizou números musicais cômicos e brincou com os indicados em seu monólogo de abertura.

Várias estrelas convidadas também foram escaladas para entregar algumas das estatuetas durante a noite. Atores que aparecem em alguns dos principais filmes deste ano, mas não foram indicados individualmente, foram convidados a apresentar prêmios, como Paul Mescal (Hamnet), Chase Infiniti (One Battle After Another) e Gwyneth Paltrow (Marty Supreme).

Outros apresentadores de categorias incluirão Nicole Kidman, Priyanka Chopra Jonas, Robert Downey Jr., Anne Hathaway e Chris Evans, além do quarteto de vencedores de atuação do ano passado: Adrien Brody, Mikey Madison, Kieran Culkin e Zoe Saldaña.

Embora haja 10 filmes indicados ao prêmio principal, a disputa pela categoria de melhor filme se resume a dois títulos: o thriller político One Battle After Another e o horror de vampiros Sinners.

One Battle é o claro favorito após uma série de grandes vitórias em cerimônias precursoras, e seu diretor, Paul Thomas Anderson, é amplamente apontado para finalmente ganhar seu primeiro Oscar de direção.

Mas também há uma grande paixão dentro da Academia por Sinners. O diretor Ryan Coogler é muito respeitado pelo que conseguiu realizar com o filme, que tem impressionantes 16 indicações. Não se pode descartar uma surpresa de Sinners na noite da premiação.

Melhor ator é uma das corridas mais interessantes este ano e, nas últimas semanas, tem oscilado bastante. Os Globos de Ouro premiaram Wagner Moura de The Secret Agent na categoria drama e Timothée Chalamet de Marty Supreme em musical ou comédia, prêmio que o jovem de 30 anos também levou no Critics Choice Awards.

O Bafta trouxe uma surpresa, optando por Robert Aramayo de I Swear, que nem sequer está indicado ao Oscar, enquanto o Sindicato de Atores premiou a estrela de Sinners, Michael B. Jordan.

O impulso tardio de Jordan o coloca em uma posição forte antes do Oscar, mas esta é uma categoria imprevisível e aberta. Melhor atriz é muito mais fácil de prever, com Jessie Buckley quase certa de vencer por Hamnet após dominar a categoria durante toda a temporada de premiações.

Os prêmios de ator e atriz coadjuvante do ano passado foram bastante previsíveis, com Culkin e Saldaña varrendo as duas categorias ao longo da temporada. Em contraste, as disputas de coadjuvantes deste ano têm sido uma montanha-russa. Jacob Elordi de Frankenstein venceu como melhor ator coadjuvante no Critics Choice Awards, enquanto Stellan Skarsgård de Sentimental Value levou o Globo de Ouro.

No entanto, nas últimas semanas, as coisas começaram a convergir para Sean Penn de One Battle After Another. Sua interpretação do supremacista branco Coronel Lockjaw lhe rendeu o troféu no Bafta e no Sindicato de Atores, duas premiações precursoras importantes.

A categoria de atriz coadjuvante foi ainda mais fragmentada. Teyana Taylor de One Battle levou o Globo de Ouro, a estrela de Sinners Wunmi Mosaku conquistou o Bafta, e a atriz de Weapons Amy Madigan venceu no Critics Choice e no Sindicato de Atores.

Qualquer uma das três poderia vencer no domingo. Madigan ganhou impulso com uma vitória no Sindicato de Atores, mas Taylor e Mosaku têm a vantagem de aparecerem em filmes indicados ao prêmio principal.

Este ano, apenas duas das cinco músicas indicadas ao Oscar de melhor canção original serão executadas durante a cerimônia. Elas são I Lied to You de Sinners, interpretada por Miles Caton, Raphael Saadiq e Misty Copeland, e Golden, interpretada pelo grupo feminino Huntr/x de KPop Demon Hunters.

Não apenas essas são as duas favoritas na categoria, mas também são as duas músicas mais propensas a atrair o público jovem, algo do qual a Academia estará ciente. O show também incluirá aparições de Josh Groban e do Los Angeles Master Chorale.

Enquanto isso, há relatos de que Barbra Streisand se apresentará na cerimônia para homenagear sua ex-colega de The Way We Were, Robert Redford, que morreu no ano passado aos 89 anos.

Cinco dos filmes indicados ao prêmio principal deste ano têm uma indicação adicional na recém-criada categoria de melhor direção de elenco. Eles são The Secret Agent, Hamnet, Marty Supreme, One Battle After Another e Sinners.

A partir de 2028, haverá mais uma nova categoria, quando o Oscar seguirá o exemplo do Sindicato de Atores e reconhecerá o melhor design de dublê. Mas como farão espaço para essas novas categorias, considerando que a cerimônia já termina tarde todos os anos?

Isso se tornará menos problemático quando o Oscar se mudar para o YouTube em 2029, sem as restrições rígidas de tempo e os intervalos comerciais da televisão aberta.

Você pode ter notado que a temporada de premiações deste ano se arrastou um pouco, com o Oscar acontecendo duas semanas mais tarde do que no ano passado. A data do Oscar tende a variar, mas uma das razões para estar um pouco mais tarde este ano é que a Academia geralmente tenta evitar estar muito próxima das Olimpíadas de Inverno.

Até os especialistas em premiações já tinham esgotado os assuntos para comentar na semana passada, enquanto os sentimentos de Jessie Buckley em relação a gatos e os sentimentos de Timothée Chalamet em relação à ópera e ao balé tomaram as manchetes.

A votação para o Oscar deste ano ocorreu de 26 de fevereiro a 5 de março, o que significa que essas polêmicas surgiram tarde demais para influenciar a disputa. O concorrente a melhor filme, Sinners, teve um caminho particularmente longo até o Oscar, tendo sido lançado nos cinemas no final do ano passado.