Os dutos para exaustão de fumos estão entre as precauções mais importantes a serem tomadas no mundo de hoje.

Não é surpresa que a ventilação adequada de gases e fumaças seja crucial para o funcionamento e o sucesso dos locais de trabalho comerciais e industriais em todos os lugares do mundo.

A exposição a gases perigosos e produtos químicos liberados por máquinas industriais podem causar danos aos funcionários e sua saúde, e também causar danos aos equipamentos. 

E é por esse motivo que é vital ter um sistema de duto de exaustão para a extração de fumaça, é essencial que as empresas e indústrias tenham um duto de exaustão bem projetado para eliminar gases nocivos de um local de trabalho.

Um bom exemplo da gama de indústrias que dependem desses dutos de exaustão para  emissões de gases são os laboratórios químicos, laboratórios de pesquisas e outras instituições de pesquisas. Esses tipos de instalações dependem dos sistemas do tudos de exaustão e ventilação para a renovação e a reciclagem do ar, para que dessa forma a empresa possa garantir a segurança dos seus trabalhadores.

Outro exemplo no ramo de indústrias que dependem essencialmente dos dutos para exaustão e ventilação são as empresas metalúrgicas. Os trabalhadores que atuam na área de soldagem estão constantemente em contato com fumaças e com os gases de soldagem potencialmente perigosos. 

Os procedimentos de soldagem, como soldagem a arco de metal blindado e também como a soldagem de arco com núcleo de fluxo, criam vários tipos de substâncias químicas nocivas de pequenas partículas que são prejudiciais à saúde dos colaboradores, então é essencial que essas empresas façam uma boa escolha de um duto para exaustão e ventilação. 

Os dutos de ventilação nestas áreas são geralmente ligados a capelas de exaustão para a aspiração do ar contaminado e para fazer o processo de filtrar e diminuir a poluição.

Os dutos de exaustão e ventilação devem estar sempre com o funcionamento em grande velocidade para extrair o ar “ruim” e refrescar a instalação com ar limpo, tornando então uma área limpa e fresca. Depois de serem arrastados pelos dutos de ventilação, os gases de exaustão são transportados para os sistemas de dutos de ventilação mencionados para dispersão e armazenamento temporário antes da remoção completa. 

Para os dutos de exaustão e ventilação o alumínio é o material que oferece grande qualidade e desempenho para a exaustão,ventilação de fumaças e gases químicos. O alumínio é forte e compressível, tornando-o um dos tipos mais populares de tubo flexível de escape. 

Os dutos de exaustão de alumínio são flexíveis e podem ser combinados com fibra de vidro prateada para aumentar a resistência ao calor e à abrasão. Isso o tornará a solução ideal para todos os problemas de exaustão e ventilação da sua indústria.

Muitos dos dutos de exaustão incluem também tiras de desgaste para proteção contra os danos causados ​​por superfícies afiadas ou duras. Essa mangueira de ar de exaustão com proteção adicional contra desgastes é muito recomendada para funções que exigem que a mangueira que seja transportada por terra, asfalto ou outras superfícies duras. 

Essas tiras de proteção acabam se tornando um recurso externo metálico vantajoso que confere ao duto uma resistência extra para que possa ser movido ou arrastado pelas superfícies, sem que danifique a camada externa de desgaste da mangueira do duto. 

Esses dutos de exaustão são uma ótima opção quando há movimento pesado, como em um controle de poluição ou ventilação como em aterros sanitários.

Além das áreas industriais, outro exemplo mais conhecido e mais visível são os dutos de exaustão que são usados ​​todos os dias em carros e caminhões.

Esses dutos flexíveis devem ser capazes de lidar com os gases tóxicos, nocivos e perigosos que são gerados durante a combustão nos motores causados pela injeção de combustível. Estes incluem, hidrocarbonetos, óxido de nitrogênio, monóxido de carbono entre outros. 

Os gases são geralmente coletados e direcionados para um sistema de dutos de escape de  transferência para o exterior do veículo. 

Os fornecedores de dutos internos de exaustão entendem que os veículos têm o espaço limitado, então eles usam um comprimento menor e mais compressível de mangueira de duto. 

E nesse caso a maioria dos dutos de exaustão internos para automóveis são feitos de silicone ou neoprene. Esses materiais são leves e flexíveis o suficiente para garantir que o desempenho da exaustão não seja prejudicado.

Conteúdo criado por Inbounder Marketing: Conteúdo patrocinado por Metaltherm.com.br

Comentários estão fechados.