Você já parou para pensar sobre qual é a origem e história do café? Se você tem essa curiosidade, é só continuar neste artigo que iremos falar um pouco mais sobre esse assunto. Confira!

Não há como negar que o café é uma das bebidas mais populares do mundo e é consumido diariamente por milhões de pessoas.

Mas, qual é a origem e história do café? De que maneira essa bebida se tornou tão popular e importante em nossa cultura global?

Para entender melhor sobre a origem e história do café, é só continuar neste artigo que iremos falar sobre os principais detalhes. Confira!

A origem do café na Etiópia

De acordo com a lenda popular, o café foi descoberto na Etiópia por um pastor chamado Kaldi, que notou que suas cabras ficavam mais energéticas após comerem os frutos vermelhos de uma determinada planta.

Curioso, ele experimentou os frutos e descobriu que eles também lhe davam energia e melhoravam seu estado de alerta.

A planta que Kaldi descobriu era a coffea arábica, que é a espécie de café mais cultivada em todo o mundo.

A partir de então, a planta começou a se espalhar por toda a Etiópia, e, eventualmente, se espalhou para outros países da região.

O café se espalha para o mundo árabe

No século XV, o café começou a se espalhar para o mundo árabe, onde foi cultivado pela primeira vez na península arábica.

Nessa época, era preciso torrar e moer o café para poder preparar a bebida, a qual logo se tornou popular entre os muçulmanos por sua capacidade de manter a mente alerta durante as longas orações.

A popularidade do café se espalhou para outros países do mundo árabe, incluindo o Egito, Síria e Turquia.

Foi durante essa época que surgiram os primeiros cafés, locais onde as pessoas podiam se reunir para conversar, fazer negócios e desfrutar de uma xícara de café.

O café chega à Europa

No século XVII, o café chegou à Europa, primeiro à Itália e depois a outros países, como França e Inglaterra, por exemplo.

O café rapidamente se tornou uma bebida popular entre os europeus, mas também enfrentou resistência devido ao seu status como uma bebida estrangeira e a preocupações com seu efeito sobre a saúde.

No entanto, apesar da resistência inicial, o café acabou se tornando parte integrante da cultura europeia, já que caiu no gosto popular.

Inclusive, muitos dos primeiros cafés europeus ainda existem hoje em dia, como o Café Florian em Veneza, que data do ano de 1720.

A ascensão do café nas Américas

No século XVIII, o café acabou chegando nas Américas pelos então colonizadores europeus.

O Brasil se tornou o maior produtor de café do mundo no século XIX e continua a ser um importante produtor até hoje.

O café também se tornou uma bebida popular nos Estados Unidos, em especial durante a Guerra Civil, quando o governo dos EUA o distribuía aos soldados como uma forma de mantê-los alerta.

Desde então, o café se tornou uma bebida essencial na cultura americana, e a Starbucks, a maior rede de cafeterias do mundo, é uma marca americana.

Como se produz o café?

A produção de café envolve várias etapas, desde o cultivo das plantas até o preparo da bebida. Por isso, o Café Fazenda é a forma mais comum de se produzir.

No entanto, as plantas de café são cultivadas em regiões tropicais, em países como Brasil, Colômbia, Etiópia e Vietnã.

Deve-se colher o café de forma manual e, em seguida, basta processar para poder remover o grão de café.

Os grãos de café são torrados para desenvolver o sabor e o aroma, e depois são moídos para preparar a bebida. Existem muitas formas de preparar café, incluindo o café coado, expresso, cappuccino e latte.

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.