Os novos túneis da BR-116 em Novo Hamburgo estão se tornando realidade com um projeto de engenharia projetado para lidar com tráfego intenso. A construção prevê duas passagens inferiores que acomodam caminhões, ônibus e automóveis, melhorando a segurança nas travessias embaixo da rodovia. Com isso, busca-se organizar os fluxos que hoje estão saturados em cruzamentos e viadutos.
O objetivo principal é reduzir o tempo de viagem e aumentar a previsibilidade para quem se desloca entre os bairros, além de diminuir os conflitos nas interseções. Atualmente, já estão em andamento as etapas de estaqueamento e escavação lateral, com um planejamento que permite manter a rodovia em funcionamento, mesmo com algumas restrições temporárias. A expectativa de conclusão da obra é de cerca de 15 meses, dependendo do andamento nas etapas de construção e das condições do canteiro.
### Onde ficam e como serão
O primeiro túnel localizado na altura do bairro Primavera irá conectar a BR-116 ao entorno com uma estrutura de 12 metros de largura e duas faixas. Essa passagem vai substituir cruzamentos de baixa capacidade por um corredor de nível inferior, eliminando manobras lentas na pista principal e melhorando o fluxo do tráfego.
Já a segunda passagem inferior está situada no km 242, próximo à Rua Pedro Álvares Cabral, ligando os bairros Rio Branco e Rincão. Com 5,5 metros de altura e três faixas dispostas em operação tipo mão inglesa, esse túnel será dimensionado para acomodar um grande volume de tráfego, com uma estrutura de 21 metros, que leva em consideração as faixas e áreas laterais.
### O que muda na circulação
Com a implementação dessas novas travessias, o transporte de cargas e coletivo não vai mais dividir espaço em cruzamentos menos eficientes, o que deve resultar na diminuição das filas durante os horários de pico. Além disso, as novas alças e rotatórias vão redistribuir o acesso à BR-116 e aliviar o tráfego no viaduto Ayrton Senna, que atualmente é um ponto crítico para quem se desloca entre o centro e os bairros.
Com essas melhorias, bairros como Primavera, Ideal, Rio Branco e Rincão vão contar com rotas mais diretas e previsíveis, reduzindo os desvios longos e os retornos em vias já saturadas. Para quem atravessa a cidade diariamente, a contribuição maior será na regularidade do tráfego, não apenas na velocidade.
### Engenharia e cronograma de execução
Para garantir a segurança durante a construção, está sendo adotada uma metodologia clássica de obras em rodovias. Isso inclui etapas como estaqueamento e contenções laterais, seguidas pela execução de travessas, vigas e longarinas. Somente depois é que se fará a remoção do solo sob a BR-116. Esse sequenciamento é importante para preservar a integridade da pista enquanto a nova estrutura ganha firmeza.
Durante a execução das obras, haverá movimentação significativa de solo e o uso de equipamentos específicos para cravação e concretagem, além do monitoramento das vibrações provocadas pelo tráfego pesado. O custo total estimado da obra ultrapassa R$ 22 milhões, com uma das passagens avaliada em R$ 11 milhões. Essas cifras são semelhantes a outras obras de grande porte, devido à necessidade de fundações e estruturas robustas.
### Segurança viária e ganhos operacionais
Uma das principais vantagens das novas passagens é a redução de conflitos nas interseções. Isso vai diminuir os riscos de colisões laterais e melhorará a segurança para todos, especialmente para pedestres e ciclistas nas áreas adjacentes. A nova configuração deve também resultar em menos variações nos tempos de viagem do transporte coletivo, aumentando a confiabilidade das linhas.
Para a logística urbana, a regularidade na BR-116 terá um efeito positivo em entregas, custos de combustível e planejamento de rotas. A expectativa é que essas melhorias contribuam para um trânsito mais fluido, beneficiando tanto os motoristas quanto os transportadores.
### Impactos durante as obras e como mitigar
Durante o período de construção, a região enfrentará mudanças como pistas estreitadas, desvios temporários e limites de velocidade reduzidos. Esses problemas são mais perceptíveis durante os horários de pico, quando a rodovia já opera em sua capacidade máxima. Para minimizar transtornos, é essencial que haja sinalização clara e informações sobre rotas alternativas.
Quem utiliza a BR-116 no dia a dia deve planejar suas saídas com antecedência, evitando horários críticos. Além disso, empresas de transporte e fretamento escolar podem revisar seus horários e ajustar os pontos de embarque temporariamente para garantir a continuidade dos serviços.
### Por que a capacidade dos túneis importa
Os novos túneis da BR-116 foram projetados para receber veículos de grande porte, evitando os gargalos que surgem em construções com túneis baixos ou estreitos. As especificações em termos de altura, largura e número de faixas foram cuidadosamente definidas para suportar picos de demanda e permitir futuras intervenções sem comprometer o tráfego.
Um dimensionamento adequado na fase de projeto ajuda a evitar remendos dispendiosos no futuro. Com uma estrutura planejada para o crescimento, a cidade ganhará uma maior resiliência viária e tempo para implementar novas melhorias, como adequações nas vias de acesso e melhorias na malha cicloviária e nas áreas de pedestres.
### O que vem depois da liberação
Quando as passagens estiverem concluídas e os sistemas de drenagem, ventilação e sinalização estiverem funcionando, a operação entrará em uma fase de observação. Nesse momento, ajustes finos serão feitos para otimizar o fluxo, como correções de alinhamento e programação semafórica.
O próximo passo envolverá integrar dados de tráfego na gestão municipal e na concessionária. Esse acompanhamento ajudará em decisões futuras sobre o transporte coletivo, garantindo que as mudanças sejam baseadas em dados objetivos e não em percepções.
Com um gerenciamento efetivo, será possível consolidar os ganhos a longo prazo. Os novos túneis da BR-116 em Novo Hamburgo abordarão de maneira eficaz os problemas de tráfego, com passagens inferiores que realmente suportam o escoamento de veículos, além de alças e um planejamento em fases que promete aliviar os congestionamentos históricos da área.
A expectativa é de que a população perceba melhorias significativas, especialmente nos horários de maior movimento, e que a experiência de trânsito na BR-116 se torne muito mais fluida.
Se você utiliza a BR-116 diariamente, compartilhe nos comentários sua experiência. Onde você acredita que as mudanças serão mais sentidas: durante as manhãs, no retorno da tarde ou nas ligações entre os bairros? Como espera que o trânsito melhore após a entrega das obras?
