O país registrou na terça-feira seis casos de uma cepa mutante de Covid-19, que é 70% mais transmissível e foi relatado pela primeira vez no Reino Unido há alguns dias.
Todos os seis pacientes retornaram recentemente da Grã-Bretanha. De acordo com uma declaração do governo, três amostras em NIMHANS de Bengaluru, duas em CCMB, Hyderabad e uma no NIV, Pune foram detectadas de todas as amostras testadas.
Ciente dos relatos da nova cepa Covid-19 que está sendo detectada no país, o Governo Central colocou em prática uma estratégia pró-ativa e preventiva para detectar e conter a variante mutante.
Todas as seis pessoas infectadas foram mantidas em isolamento de quarto único em unidades de saúde designadas pelos respectivos governos estaduais do país. Os contatos próximos dos infectados também foram colocados em quarentena.
Em nota, o Ministério da Saúde disse: “A situação está sob vigilância cuidadosa e os conselhos regulares estão sendo fornecidos aos estados para maior vigilância, contenção, testes e envio de amostras para laboratórios do INSACOG”.
Enquanto isso, o governo está fazendo um exercício abrangente de rastreamento de contato para seus co-viajantes, família, entre outros.
Laboratórios para monitoramento de variações genômicas no novo vírus do Reino Unido
Dez laboratórios regionais foram identificados pelo governo, onde os Estados enviarão 5% de suas amostras positivas de coronavírus para sequenciamento de genomas para detectar a nova cepa coronavírus que surgiu.
O Ministério da Saúde também instituiu o Consórcio indiano de Genômica SARS-CoV-2 (INSACOG) para vigilância laboratorial e epidemiológica e amplia o sequenciamento do genoma inteiro do coronavírus no país, auxiliando na compreensão de como o vírus se espalha e evolui.
“Os 10 laboratórios regionais de sequenciamento de genomas espalhados pelo país atenderão aos estados mais próximos, que enviarão 5% das amostras positivas a esses laboratórios para sequenciamento de genomas”, disse o Ministério da Saúde da União.
Os dados de sequenciamento do genoma viral gerados serão analisados pelos respectivos centros e enviados ao Centro Nacional de Controle de Doenças (NCDC), de Délhi, para colagem e integração.
Os 10 laboratórios são – DBT-National Institute of Biomedical Genomics, Kalyani (perto de Calcutá), DBT-Institute of Life Sciences em Bhubhaneshwar, ICMR-Instituto Nacional de Virologia e DBT-Centro Nacional de Ciência Celular em Pune, CSIR-Centre for Cellular and Molecular Biology e DBT-Centre for DNA Fingerprinting and Diagnostics, Hyderabad, DBT InSTEM/NCBS, Bengaluru, National Institute of Mental Health and Neuro Sciences Hospital em Bengaluru, CSIR-Institute of Genomics and Integrative Biology e NCDC na capital nacional.
As vacinas funcionarão contra essa nova cepa de vírus?
Especialistas disseram que, apesar da mutação, uma vacina Covid-19 será igualmente eficaz contra ela, pois não havia razão para acreditar que vacinas que já foram desenvolvidas também não seriam eficazes contra a nova cepa.
De acordo com os relatórios, especialistas disseram que as vacinas coronavírus não dependem de um anticorpo. Eles dependem de uma série de anticorpos para fornecer proteção. Então, agora, não temos que nos preocupar com isso.
Além da Índia, a nova variante coronavírus, detectada pela primeira vez no Reino Unido, também foi relatada na Dinamarca, Holanda, Austrália, Itália, Suécia, França, Espanha, Suíça, Alemanha, Canadá, Japão, Líbano e Cingapura, e alguns outros países.
Por agency inputs