Cada vez mais as embalagens plásticas sustentáveis são uma preocupação da sociedade, de maneira geral, com o meio ambiente.

Em meio a isso, as empresas estão cada vez mais preocupadas com a produção de embalagens plásticas que não afetem o meio ambiente, apoiando a causa e trazendo benefícios para as marcas.

Portanto, apenas com uma mudança mínima nas embalagens plásticas que a empresa traz aos seus clientes, isso já é mais do que suficiente para trazer retornos positivos junto ao mercado e aos seus clientes.

Além disso, ainda fica claro como isso tudo impacta de maneira positiva para a preservação do meio ambiente, garantindo uma utilização mais consciente e responsável pelo mercado.

Dito isso, vamos entender mais sobre o que são as embalagens plásticas sustentáveis, quais os tipos que existem atualmente no mercado e ainda como elas são importantes em termos de sustentabilidade.

Embalagens sustentáveis: Vamos entender melhor sobre elas!

As chamadas embalagens plásticas sustentáveis nada mais são do que aquelas recicláveis e biodegradáveis feitas a partir de material orgânico ou que é renovável.

O objetivo desse tipo de material é diminuir o impacto que ele traz ao meio ambiente, decorrente do descarte inadequado desses produtos plásticos em rios, mares, nas vias urbanas, etc.

Não há como negarmos como são importantes as embalagens no acondicionamento, na preservação e no transporte de vários produtos, mas isso não quer dizer que elas devem ser feitas de qualquer forma.

Hoje em dia, as empresas já produzem embalagens a partir de materiais que são sustentáveis ao meio ambiente, como é o caso dos plásticos biodegradáveis feitos de celulose ou amido, como aquele do milho ou da cana.

Assim, ainda é possível que as embalagens cumpram com a sua função de proteger todos os produtos ao longo do processo de logística, mas sem trazer danos ao meio ambiente.

As embalagens plásticas sustentáveis

As embalagens plásticas sustentáveis podem ser produzidas a partir dos mais variados materiais, como é o caso do milho, da beterraba e da cana-de-açúcar.

Com esse tipo de produto, que é biodegradável, ou seja, que dentro de apenas poucos dias ou meses é decomposto de forma natural, é possível preservar o planeta e garantir um consumo consciente.

Isso porque a produção deste tipo de embalagem reduz em mais de 80% o total de água usada e diminui em mais de 50% as emissões de gás carbono.

Uma outra opção sustentável cada vez mais produzida no mercado é a embalagem de plástico PLA, ou ainda, polímero sintético termoplástico.

Essa opção substitui de maneira eficiente as embalagens plásticas tradicionais sem que traga qualquer tipo de agressão ao meio ambiente.

O PLA é extremamente versátil e possui as mais variadas aplicações, caso de garrafas, pacotes, canetas, sacolas e copos, por exemplo, de modo que eles possam ser descartados sem riscos.

É por isso que encontramos cada dia mais qualquer fábrica de embalagens plásticas produzindo materiais de alta qualidade e que não são prejudiciais para o ambiente, sendo uma forma de reduzir as agressões climáticas.

Conclusão

Como você viu, cada vez mais há uma preocupação com a questão ambiental e a produção de embalagens plásticas sustentáveis, com os consumidores sendo mais exigentes à medida que o tempo passa e se tornam mais conscientes.

Neste texto, mostramos a você não só o que são embalagens sustentáveis, mas também opções plásticas que não agridem o meio ambiente, como as biodegradáveis feitas com milho e as embalagens de polímero sintético termoplástico.

O que você achou do nosso conteúdo de hoje falando sobre embalagens plásticas sustentáveis: estratégias para uma utilização consciente e responsável?

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.