Você sabe como cuidar da pele rosto e corpo? Essa é uma questão à qual você deve prestar bastante atenção.

Afinal de contas, ainda que se trate de um mesmo órgão, podem sim existir algumas variantes das quais é necessário levar em consideração.

Diversas pessoas ainda possuem algumas dúvidas sobre como cuidar da pele rosto e corpo, sendo que alguns acreditam se tratar de algo extremamente complicado.

Mas, diferente do que a grande maioria das pessoas podem pensar, saber como cuidar da pele rosto e corpo é muito mais fácil do que se imagina.

Então para entender um pouco melhor a respeito desse assunto, é só continuar neste artigo que iremos falar tudo a esse respeito. Sem mais delongas, vamos ao que importa!

De que forma cuidar da nossa pele impacta a saúde?

Antes de falarmos sobre como cuidar da pele rosto e corpo, você entende de que maneira esse tipo de cuidado é capaz de afetar a nossa saúde?

Falar sobre isso se torna necessário porque muitas pessoas ainda acreditam que cuidar da nossa pele é pura questão estética, mas não é bem assim.

Tal qual a fisioterapia RPG é capaz de contribuir para melhorar a nossa postura e oferecer benefícios posteriores, o mesmo ocorre com os cuidados à pele.

Uma pele saudável e bem cuidada é menos propensa a desenvolver infecções, inflamações e outras doenças de pele, por exemplo.

Fora isso, aprender a como cuidar da pele rosto e corpo é uma forma de prevenir o envelhecimento precoce, algo que as pessoas tanto temem.

E isso ocorre porque, ao proteger a pele dos danos causados pelos raios UV do sol e outros fatores externos, pode-se prevenir o envelhecimento precoce, manchas e rugas.

Uma pele bem cuidada pode melhorar a autoestima, confiança e bem-estar emocional, já que a pessoa passa a se sentir melhor consigo mesma.

Como cuidar da pele rosto e corpo

Agora que você já entende um pouco mais sobre a importância de ter essa rotina, é provável que queira saber sobre como cuidar da pele rosto e corpo, certo?

Quanto a isso, as nossas dicas são as seguintes:

1. Use filtro solar no rosto todos os dias

Usar filtro solar no corpo diariamente é importante porque protege a pele dos efeitos nocivos dos raios ultravioleta (UV) do sol, que podem causar danos à pele, tais como queimaduras solares e envelhecimento precoce.

Fora isso, a exposição solar também pode resultar no enfraquecimento das fibras de colágeno e elastina, que dão suporte à pele, e o aumento da produção de radicais livres, que danificam as células da pele.

A aplicação diária de filtro solar no corpo ajuda a prevenir o câncer de pele, bem como outras doenças de pele, como melanoma e carcinoma basocelular da pele.

O filtro solar deve ser aplicado todos os dias, mesmo quando está nublado ou chuvoso, pois os raios UV podem penetrar nas nuvens e atingir a pele.

O uso regular de filtro solar também ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, rugas, manchas escuras e outras alterações na pele causadas pela exposição ao sol.

Apenas tenha atenção em escolher um filtro solar com fator de proteção solar (FPS) adequado para a pele e atividades diárias.

O ideal é usar um filtro solar com FPS 30 ou mais para proteger contra raios UVA e UVB.

Mas, para atividades ao ar livre ou exposição prolongada ao sol, recomenda-se usar um filtro solar resistente à água e reaplicá-lo a cada duas horas.

Em resumo, o uso diário de filtro solar no corpo é essencial para proteger a pele dos efeitos nocivos do sol, prevenir o câncer de pele e outras doenças de pele, e manter a pele saudável e jovem.

Como cuidar da pele rosto e corpo
Como cuidar da pele rosto e corpo

2. Hidrate a pele do corpo sempre após o banho

Ao falar sobre como cuidar da pele rosto e corpo, acaba sendo importante destacar a respeito da importância de manter a hidratação em dia, em especial depois do banho.

Durante o banho, a água quente e o sabão podem remover a oleosidade natural da pele, deixando-a ressecada e vulnerável a rachaduras, coceiras e descamação.

Por isso, é importante hidratar a pele com um creme ou loção hidratante após o banho. Além disso, a hidratação ajuda a manter a pele saudável e com uma aparência mais jovem e radiante.

A pele hidratada é mais resistente aos efeitos do envelhecimento, como rugas, linhas finas e manchas. Também ajuda a prevenir problemas de pele, como eczema, psoríase e dermatite.

A hidratação também ajuda a melhorar a barreira protetora da pele, o que é importante para manter a saúde adequada da pele.

Quando a barreira protetora da pele é danificada, a pele fica mais suscetível a irritações, infecções e alergias.

Para obter o máximo benefício da hidratação, a nossa dica é optar por um hidratante adequado ao tipo de pele e aplicá-lo regularmente, de preferência após o banho.

Os hidratantes à base de água são ideais para peles oleosas, enquanto os hidratantes mais espessos e à base de óleo são recomendados para peles secas.

Por fim, devemos mencionar sobre a necessidade de evitar hidratantes com fragrâncias ou álcool, haja vista que eles podem irritar a pele.

3. Saiba qual é o seu tipo de pele

Para saber como cuidar da pele rosto e corpo, você deve identificar qual é o seu tipo. Dessa forma, poderá obter os produtos adequados à sua necessidade.

Existem cinco tipos de pele, que são:

  1. Pele normal: tem uma aparência equilibrada, não é oleosa nem seca e tem poros pequenos e pouco visíveis.
  2. Pele oleosa: produz um excesso de óleo e tem uma aparência brilhante. Os poros são geralmente dilatados e a pele pode ser propensa a acne.
  3. Pele seca: é geralmente áspera e pode descascar ou coçar. Os poros são pequenos e a pele pode parecer opaca.
  4. Pele sensível: pode reagir facilmente a produtos químicos, clima ou produtos para a pele. Pode ficar irritada, vermelha ou coçar com facilidade.
  5. Pele mista: tem áreas oleosas, como a zona T (testa, nariz e queixo), e áreas secas ou normais em outras partes do rosto.

4. Hidrate-se

Manter a nossa pele sempre hidratada é fundamental para que o nosso corpo se mantenha sempre saudável.

Nesse sentido, a nossa dica é que você encontre o melhor creme hidratante para as mãos, que atenda às suas necessidades.

Contudo, não esqueça de ingerir bastante água, uma vez que isso é importante para a regeneração dos tecidos e manutenção da saúde da nossa pele.

5. Nunca durma com maquiagem

Não é recomendado dormir com maquiagem por vários motivos. Primeiro, a maquiagem pode obstruir os poros da pele, impedindo que ela respire adequadamente e levando a uma série de problemas, como acne, cravos, inflamações e irritações.

Além disso, a maquiagem pode causar o envelhecimento precoce da pele.

Isso ocorre porque muitos produtos de maquiagem contêm substâncias químicas e conservantes que podem danificar as células da pele e enfraquecer a estrutura da pele.

Com o tempo, isso pode levar a rugas, linhas finas, manchas e outras alterações na pele.

Outro motivo pelo qual não se deve dormir com maquiagem é que ela pode acumular bactérias e impurezas durante o dia, o que pode levar a infecções e irritações na pele.

Então, ao falar sobre como cuidar da pele rosto e corpo, é necessário frisar sobre o quão prejudicial pode ser dormir com maquiagem.

Outra questão que muitas pessoas não sabem é que dormir com maquiagem pode prejudicar a saúde dos olhos.

Máscaras de cílios, delineadores e outros produtos para os olhos podem obstruir as glândulas que produzem óleo nas pálpebras, levando a problemas como olhos secos, irritação e infecções oculares.

6. Respeite o tempo e a frequência do uso dos produtos

Algumas pessoas acreditam que, quanto mais produtos usarem na pele, mais saudável ela irá se manter. Contudo, não é bem assim.

Existem alguns produtos cuja aplicação precisa ter um tempo mais espaçado, enquanto outros devem ser diários.Nesse contexto, também é interessante que você aprenda sobre como organizar remédios para idosos, uma vez que muitos deles costumam usar produtos anti-idade.

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.